Notícia: Dia 15 de novembro – abertura do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (haverá mudanças nos procedimentos do SUS realizados por farmacêuticos)

Os números do evento: 110 palestras e mesas redondas, 27 cursos e 10 oficinas, entre outras atividades; mais de 250 palestrantes, sendo 20 internacionais; e 926 trabalhos científicos.

O presidente de honra do congresso e vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, foi o primeiro a falar: “Agradeço a confiança de todos os que aqui vieram e à equipe do Sistema CFF/CRFs, pelo trabalho conjunto e apaixonado na construção de um congresso dessa magnitude”, discursou.

Em seu pronunciamento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhado de sua mulher, a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, fez um importante anúncio à categoria farmacêutica: em vinte dias será incluída, na Tabela de Procedimentos SIA/SUS, o código para remuneração dos atendimentos clínicos realizados por farmacêuticos. A intenção é valorizar o farmacêutico como um grande aliado nas estratégias para, não apenas reduzir custos com a assistência à saúde, mas melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS.

Segundo Ricardo Barros, que retardou as comemorações do seu aniversário para estar presente ao evento, o Ministério da Saúde economizou 4 bilhões reais com medidas de gestão mais eficiente. Desse total mais de 70% está relacionado a redução de gastos com a compra de medicamentos. A economia foi obtida por meio da negociação com fornecedores e também de um maior controle de estoques e do melhor desempenho melhor e evolução na área de assistência farmacêutica.

“A inclusão de um código específico para os farmacêuticos na tabela SIA/SUS era uma reivindicação antiga, pleiteada há muito pelo CFF junto ao Ministério da Saúde”, comemorou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. “Com o seu trabalho, os farmacêuticos gerarão receita para as redes municipais e estaduais de saúde, além de proporcionar maior economia e resolutividade na assistência aos usuários do SUS”, complementou.

 

 

Link da Matéria: Aqui